Ambev e CBF patrocinam Seleção Brasileira

A Ambev é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira há muito tempo, desde 2001, quando anunciou juntamente com a CBF o primeiro patrocínio vinculado ao Guaraná Antártica como um produto brasileiro, aproveitando a visibilidade que a Copa do Mundo de 2002 daria à marca e também à empresa. No final de 2009, a Femsa se aliou ao G4 paulista (grupo com os 4 maiores clubes do estado – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), utilizando sua principal marca, a Coca-Cola.

A Ambev reagiu e em resposta à ação da Femsa, fechou parceria com o Flamengo. A parceria com o rubro negro permitiu a utilização da imagem do clube em propagandas, promoções, latas de bebidas e também a exibição da logomarca da empresa nos âmbito do futebol.

Enquanto a Femsa, optou por uma atuação demograficamente mais restrita (regional), com alto potencial de retorno financeiro, uma vez que o estado de São Paulo é o centro econômico brasileiro, com maior renda per capita do país e maior potencial de consumo a Ambev opta por uma estratégia mais abrangente. Associar-se à Seleção Brasileira indica a busca por uma exposição nacional.

A opção da Femsa pelo Flamengo, procura atingir não apenas a maior torcida do país, mas também a mais distribuida pelo território nacional. Um estudo realizado pelo Flamengo aponta que cerca de 80% dos torcedores do clube estão fora do Rio de Janeiro.

Quanto ao segmento de cervejas, a Femsa procurou vincular a Kaiser ao G4, sendo uma ação pautada pela estratégia de renovação da marca para retomar participação mais expressiva no mercado nacional.

A Ambev aposta na Brahma desde 1994, também como patrocinadora oficial da Seleção Brasileira. Em 2010 tornou-se patrocinadora oficial das Copas do Mundo de 2010 e 2014 (a primeira empresa brasileira a investir em patrocínio com esta grandeza).

Fica evidente a importância da utilização de ações de marketing esportivo por cada uma das empresas, principalmente quando tratamos da cerveja e considerando as restrições impostas pela legislação para a publicidade de bebidas alcoólicas. Cada uma adota uma estratégia diferente, sendo que a Ambev se mostra mais voltada para ações nacionais, enquanto a Femsa visa mercados regionais.

O histórico de Marketing das grandes empresas citadas acima, mostra que concentram altos investimentos em Marketing Esportivo. As pequenas e médias empresas, podem aproveitar carona de forma mais modesta, principalmente utilizando o marketing promocional, incluindo os brindes personalizados, destacando suas marcas a produtos que remetam a pratica esportiva.

Por: Advisor Gifts